Links de Acesso

Luta contra a fome congrega 81 países numa aliança global


Brazil Rio G20 Biden
Brazil Rio G20 Biden

Joe Biden, Lula da Silva e João Lourenço participaram no lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no Rio de Janeiro

Os presidentes do Brasil, Lula da Silva, dos Estados Unidos, Joe Biden, mais 79 países lançaram nesta segunda-feira, 18, a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa que pretende erradicar a fome e a pobreza no mundo até 2030.

O Presidente angolano, João Lourenço, que participa no Rio de Janeiro, Brasil, na Cimeira do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, a União Europeia e a União Africana, participou no lançamento da Aliança que propõe -se a elaborar e financiar políticas de combate à fome e à pobreza com modelos distintos para cada região do mundo.

"Sabemos, pela experiência, que uma série de políticas públicas bem desenhadas, como programas de transferência de renda, como o Bolsa Famíliae refeições escolares nutritivas para crianças, têm o potencial de acabar com o flagelo da fome e devolver a esperança e dignidade para as pessoas", disse o Presidente brasileiro e anfitrião da cimeira no seu discurso de abertura.

Lula da Silva acrescentou ser “muito importante o que vamos decidir aqui, e eu tenho certeza de que se assumirmos a responsabilidade no combate à pobreza, podemos ter sucesso em pouco tempo”.

“Constato com tristeza que o mundo está pior: temos o maior número de conflitos armados desde a 2ª Guerra Mundial e a maior quantidade de deslocamentos forçados já registrada”, concluiu Lula da Silva.

Além dos 81 países, nove instituições financeiras globais e 31 organizações não governamentias integram a iniciativa.

Entre os países membros do G20, apenas a Argentina, cujo Presidente Javier Milei está presente, não assinou o documento constitutivo da Aliança.

Entre outros participantes estão o Presidente da França, Emmanuel Macron, os primeiros-ministros do Reino Unido, Keir Starmer, e da Itália, Giorgia Meloni, e o chanceler alemão, Olaf Scholz.

O Governo brasileiro ainda não informou onde serão aplicados os primeiros programas da aliança, que entrará em operação a partir de 2025.

Entre as organizações signatárias estão a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, a Organização Internacional do Trabalho, o Funda das Nações Unidas para a Infância e o Programa Mundial de Alimentos.

Fórum

XS
SM
MD
LG