Um dia depois de Donald Trump ganhar a eleição nos Estados Unidos, os presidentes de Angola e de Moçambique enviaram-lhe mensagens de felicitações e manifestaram o seu interesse em manter e melhorar as relações e cooperação com Washington.
“Em nome do Executivo angolano e no meu próprio, tenho a honra de lhe felicitar pela sua eleição ao cargo de Presidente dos Estados Unidos da América, com resultados que indicam claramente que o povo norte-americano depositou confiança em Vossa Excelência e nas políticas de governação que delineou para os próximos quatro anos, com vista à concretização dos seus anseios à prosperidade e à construção de uma América forte e confiante no futuro”, escreveu João Lourenço na mensagem divulgada também na página da Presidência angolana no Facebook.
João Lourenço acrescentou ter “a plena convicção de que os esforços bem-sucedidos realizados entre os nossos dois países e Governos, no sentido de construirmos uma base sólida sobre a qual assenta uma reforçada confiança mútua, continuará a ser a nossa linha de atuação comum, para que Angola e os Estados Unidos da América colham benefícios e vantagens recíprocas substanciais da nossa relação bilateral”.
Lourenço estimou ainda que Trump “colocará todo o seu dinamismo, a sua experiência e energia de modo a contribuir na busca do entendimento e da resolução dos graves problemas que a Humanidade enfrenta em termos de paz e segurança, segurança alimentar e energética, que requerem uma acção consertada entre as nações”.
Por seu lado, o Presidente moçambicano, também na sua página no Facebook, escreveu ter acompanhado com “grande interesse” o processo eleitoral nos EUA, “um parceiro de cooperação estratégico da República de Moçambique cujas relações entre os seus povos datam de momentos anteriores a nossa própria independência em 1975”.
“Em nome do povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio endereço as nossas calorosas felicitações a V.Excia e ao Povo americano pela eleição pacífica, justa, ordeira e transparente”, continua Filipe Nyusi, para quem a “expressiva vitória evidencia a confiança que o povo americano deposita na vossa capacidade e empenho no alcance das suas aspirações e da vossa própria promessa de construir uma América forte, segura e próspera”.
O chefe de Estado moçambicano reitera que Maputo está disponível para trabalhar a administração Trump visando “reforçar, ainda mais as excelentes relações de amizade e cooperação entre os nossos dois países e povos, bem como em assuntos multilaterais de interesse mútuo”.
Ontem, logo após terem sido divulgados os resultados a eleição nos Estados Unidos o Presidente de Cabo Verde enviou as “mais vivas felicitações pela eleição de Trump, “augurando que possa dirigir os destinos desse país amigo, nos caminhos da paz, progresso e prosperidade”.
“Aproveito esta oportunidade para reiterar a minha constante disponibilidade de trabalhar para o reforço das centenárias relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os nossos países e povos”, concluiu José Maria Neves numa nota enviada à imprensa.
O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, escreveu também que a cooperação com a Casa Branca "é fundamental para a paz, democracia, direitos humanos e desenvolvimento económico", enquanto o Chefe de Estado brasileiro, Lula da Silva, depois de felcitar Donald Trump disse que "o mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade".
Fórum