O Presidente angolano, João Lourenço, prometeu controlar o aumento dos preços dos produtos que, de acordo com analistas, pode resultar no açambarcamento de bens de primeiro necessidade e piorar a crise económica no país.
Após depositar uma coroa de flores junto da estátua do primeiro Presidente angolano, Agostinho Neto, nesta segunda-feira, 11, João Lourenço disse que “o Executivo tem divulgado as medidas que vêm sendo tomadas para baixar os preços que subiram após a a implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado".
Questionado sobre a recente suspensão de mandato da deputada Welwitschia dos Santos, que denunciou o que considera ser uma perseguição à familia do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, o Chefe de Estado refutou a acusação.
“Não sei se algum deputado perde o mandato por despacho presidencial, como devem saber a decisão é exclusiva do Parlamento porque até o Parlamento tem leis que eles próprios aprovam e é um poder independente”, lembrou Lourenço.
De referir que o acto central das comemorações do 44º. Aniversário da Independência Nacional, que se assinala hoje, realiza-se na Kibala, província do Kwanza Sul, e é dirigido pelo vice-Presidente da República, Bornito de .
O Chefe de Estado, entretanto, seguiu para o Vaticano, onde amanhã encontra-se com o Papa Francisco.