O Presidente angolano enviou uma mensagem ao seu homólogo do Ruanda, depois de Paul Kagame não ter comparecido no domingo, dia 15, em Luanda, à cimeira prevista entre ele e o presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, mediada por João Lourenço.
Em Washington, o Departamento de Estado voltou a reiterar o apoio dos Estados Unidos ao Roteiro de Luanda, que visa a assinatura de um acordo de paz entre Kigali e Kinshasa.
A mensagem foi entregue na quarta-feira, 18, pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, que viajou expressamente a Kigali com esse propósito, de acordo com uma nota a Presidência da República, que não relevou o teor da mesma.
A Cidade Alta lembrou que, no lugar da cimeira, João Lourenço, realizou consultas junto do Presidente Félix Tshisekedi, da República Democrática do Democrático, e do ex-Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, facilitador designado pela Comunidade dos Estados da África do Leste, para avaliar cenários que permitam fazer avançar os esforços diplomáticos virados para a assinatura de um acordo de paz definitiva.
Entretanto,, em Washoington a secretária assistente para Assuntos Africanos do Departamento de Estado, Molli Phee, numa conferência de imprensa, na quarta-feira, reiterou o apoio e engajamento dos Estados Unidos no Roteiro de Luanda, mediado por João Lourenço.
Fórum