As autoridades britânicas estão a preparar planos para impor sanções ao Irão pela captura de um petroleiro no estreito de Ormuz e poderão pedir à União Europeia que reimponham as sanções que foram levantas em 2016 como parte do acordo nuclear com o Irão.
O ministro da defesa britânico Tobias El´lwood disse que essas sanções podem incluir o congelamento de bens iranianos no país
Parlamentares e entidades militares britânicas estão a acusar a primeira ministra Theresa May de não ter concordado com uma proposta americana para patrulhas navais conjuntas naquela zona.
O governo britânico opôs-se á proposta de uma coligação de marinhas afirmando que isso poderia ser visto com um apoio à posição americana de impor sanções ao Irão.
O director da Câmara de Navegação Marítima da Grã-Bretanha, Bob Sanguinetti, disse que a captura do petroleiro Stena Impero foi uma clara violação da lei internacional pois o petroleiro encontrava se em águas territoriais de Oman.
A companhia Stena Bulk que opera o navio fez, entretanto, um pedido formal ás autoridades iranianas para visitar os 23 membros da tripulação capturados pelas forças iranianas.
A companhia disse que as autoridades iranianas confirmaram o pedido, mas não dera uma resposta.