Links de Acesso

Legalização da fundação Jonas Savimbi é um passo para a reconciliação nacional, diz UNITA


Jonas Savimbi, líder da Unita, foi morto por tropas do governo em 2002
Jonas Savimbi, líder da Unita, foi morto por tropas do governo em 2002

Isaías Samakuva nomeado coordenador geral da fundação, que deverá anunciar em breve os orgãos sociais. Fundação vai ser lançada oficialmente em agosto.

A UNITA considera que a legalização da Fundação Jonas Malheiro Savimbi é um passo importante para o processo de reconciliação do país.

Legalização da fundação Jonas Savimbi é um passo na reconciliaçao nacional, diz UNITA - 3:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:00 0:00

Evaldo Evangelista, Secretário da Comunicação e Marketing da UNITA, do Galo Negro, lembrou que o processo que conduziu à criação da fundação e que durou dois anos “foi um processo levado a cabo pelos filhos”, que cumpriram “todos os pressupostos legais que a nossa lei exige da fundação”.

Para Evangelista a decisão pode ser vista “como um sinal de reconciliação nacional”.

A legalização da fundação foi tornada pública esta semana. Helena Savimbi, porta-voz da fundação e filha de Savimbi, diz que "a legalização da Fundação Jonas Malheiro Savimbi representa a materialização de um desejo dos filhos, família e amigos que gostariam de verem promovidos os ideais do patrono da instituição”.

A Fundação Jonas Malheiro Savimbi, sem fins lucrativos, vai ter como objetivos apoiar projectos sociais e trabalhar com pessoa com necessidades especiais, adiantou Helena Savimbi.

“Trabalhar com os excluídos para a sua dignificação, a valorização do angolano nas áreas da educação, ciência, cultura, ecologia, infância, empoderamento da mulher e o acervo histórico de Jonas Malheiro Savimbi e outros influentes patriotas angolanos”, disse a porta voz que acrescentou que o passo seguinte será constituir os órgãos sociais, de acordo com os estatutos.

A Fundação Jonas Malheiro Savimbi tem a sua sede já em funcionamento "na Rua 3, Casa 256, Urbanização Nova Vila”, disse.

Ainda segundo Helena Savimbi, a organização tem como coordenador-geral o antigo presidente da UNITA, Isaías Samakuva. Savimbi explicou que Samakuva “está a dirigir um vasto grupo de trabalho que vai culminar com o primeiro ato público da Fundação Jonas Malheur Savimbi no mês de agosto”.

Isaías Samakuva
Isaías Samakuva

“Nessa ocasião, várias informações úteis serão tornadas públicas”, informou a filha de Savimbi, afirmando ainda que a fundação “estará aberta para receber os contributos ou contribuição de todas e todos, sobretudo dos jovens que concordam com os valores decididos”.

Fórum

XS
SM
MD
LG