Links de Acesso

Líbios detidos na África do Sul num presumível campo de treino militar secreto


Campo onde 95 cidadãos líbios foram detidos por suspeita de receberem treino militar ilegal, White River, África do Sul, 26 de julho de 2024
Campo onde 95 cidadãos líbios foram detidos por suspeita de receberem treino militar ilegal, White River, África do Sul, 26 de julho de 2024

Os líbios declararam que entraram no país com vistos de estudo para treinar como guardas de segurança, mas investigações policiais sugerem que receberam treino militar no acampamento

A polícia sul-africana prendeu 95 cidadãos líbios numa rusga a um suposto campo de treino militar secreto, na sexta-feira, 26, e as autoridades disseram que estavam a investigar se havia mais bases ilegais noutras partes do país.

O campo foi descoberto numa quinta em White River, na província de Mpumalanga, cerca de 360 quilómetros a nordeste de Joanesburgo, segundo a polícia.

O porta-voz da polícia nacional, Athlenda Mathe, disse num post no site de mídia social X que os líbios declararam ter entrado no país com vistos de estudo para treinar como guardas de segurança, mas as investigações da polícia sugerem que eles receberam treinamento militar.

O canal de notícias Newzroom Afrika TV transmitiu imagens do local das detenções, mostrando um acampamento de estilo militar com grandes tendas verdes e caqui montadas em fila. Dezenas de homens, vestidos à civil, foram vistos em fila à medida que iam sendo detidos.

Jackie Macie, funcionário do governo local, disse que as investigações estavam em curso e que o proprietário da quinta seria interrogado. Disse ainda que as autoridades receberam informações de que existiam campos secretos semelhantes perto de duas outras cidades na província de Mpumalanga.

A província faz fronteira com os países vizinhos Moçambique e Suazilândia e é uma área de preocupação para as autoridades sul-africanas no que respeita à imigração ilegal.

A polícia e as autoridades não disseram se os campos são suspeitos de estarem ligados a um determinado grupo ou conflito.

Macie disse que as investigações iriam determinar se existe uma rede de campos na África do Sul e mostrar “porque é que eles estão aqui a fazer treino militar no nosso país”.

A polícia disse que os homens podem estar ligados a crimes registados em comunidades próximas da quinta nos últimos meses.

A polícia disse que a operação para prender os líbios e fechar o acampamento começou há dois dias. Macie disse que os cidadãos líbios estavam no país pelo menos desde abril.

Fórum

XS
SM
MD
LG