Links de Acesso

Líderes mundiais felicitam Lula da Silva


Lula da Silva (cen), Presidente eleito do Brasil, e Geraldo Alckmin (dir), vice-Presidente eleito, com apoiantes, São Pauo, 30 Outubro 2022
Lula da Silva (cen), Presidente eleito do Brasil, e Geraldo Alckmin (dir), vice-Presidente eleito, com apoiantes, São Pauo, 30 Outubro 2022

Reacções surgiram minutos depois do anúncio da vitória

Minutos depois da vitória de Lula da Silva nas eleições presidenciais desde domingo, 30, Chefes de Estado e de Governo começaram a dar os parabéns ao líder do PT.

O Presidente americano Joe Biden foi um dos primeiros a reagir, mas também líderes de Cabo Verde, Portugal, França, Espanha, Argentina, México, Chile, entre outros.

Joe Biden: “Envio os meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela sua eleição para ser o próximo Presidente do Brasil após eleições livres, justas e credíveis. Estou ansioso para trabalhar com ele para continuar a cooperação entre os nossos dois países nos próximos meses e anos”.

José Maria Neves, Cabo Verde: “Felicito Lula da Silva pela sua vitória nas eleições presidenciais. Espero podermos trabalhar juntos para reforçar ainda mais as relações de amizade e de cooperação entre Brasil e Cabo Verde”.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal: “O Presidente da República felicita o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela eleição como Presidente da República Federativa do Brasil, com a certeza de que o mandato, que vai iniciar em Janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados".

"Lula" da Silva apela à unidade
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:32 0:00

António Costa, primeiro-ministro de Portugal: “Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente Lula da Silva pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”.

Pedro Sánchez, Presidente do Governo espanhol: "Trabalharemos juntos pela justiça social, a igualdade e contra as alterações climáticas. Os teus êxitos serão os do povo brasileiro”.

Alberto Fernândez, Presidente da Argentina: “Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos".

Brasil, um último debate à conquista de indecisos
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:37 0:00

Emmanuel Macron, Presidente da França: "Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países".

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá: "O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com Lula, fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadianos e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas, como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!"

Gabriel Boric, Presidente do Chile: “"Lula. Alegria!"

Andrés Manuel López Obrador, Presidente do México: "Ganhou Lula, bendito povo do Brasil. Haverá igualdade e humanismo".

Na segunda volta das eleições presidenciais, Lula da Silva conseguiu 50,90 por cento dos votos contra 55, 27 por cento.

Fórum

XS
SM
MD
LG