O vice-presidente dos EUA, JD Vance, discursa nesta quinta-feira, 20, em Washington, no primeiro dia da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, nas siglas em inglês), que decorre até sábado, 22, dia em que usará da palavra o Presidente Donald Trump.
O encontro reúne os principais lideres conservadores dos Estados Unidos, Argentina, Grã-Bretanha, Polónia e Itália.
Na conferência do ano passado, Trump prometeu que uma vitória nas eleições presidenciais de novembro traria o “dia do juízo final” para “os mentirosos, trapaceiros, burlões, censores e impostores que se apropriaram do nosso Governo”.
Na agenda de hoje, estão previstas discussões sobre criptomoedas e paz no Médio Oriente, e um painel com familiares de reféns mantidos em Gaza.
Quanto aos oradores, além do vice-presidente JD Vance, discursarão o presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Mike Johnson, a ex-primeira-ministra britânica, Liz Truss, o diretor político do gabinete do primeiro-ministro húngaro Viktor Orban, Balazs Orban, o líder do partido espanhol de extrema-direita Vox, Santiago Abascal, o deputado britânico Nigel Farage e o ex-primeiro-ministro polaco Mateusz Morawiecki.
Até ao fim da conferência, deverão intervir também o primeiro-ministro eslovaco Robert Fico, o Presidente argentino Javier Milei e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni.
Fórum