O Governo angolano vai erguer na província do Kwanza Sul o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonangol, que se vai especailizar no estudo de energias renováveis, anunciou o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gá, Diamantino Azevedo.
O centro vai ser erguido em terreno adjacente ao Instituto Nacional de Petróleos (INP) a cerca de 13 quilómetros do Sumbe.
O ministro disse que se está a estudar mudanças para o instituto, tendo em conta as novas realidades das energias renováveis.
“O Centro de Pesquisa deverá inserir também a componente ligada às energias renováveis e aos ditos minerais do futuro, que são os minerais que contribuem para os carros eléctricos, as baterias dos carros eléctricos, outros minerais que contribuem para os telemóveis e todas essas tecnologias de informação”, acrescentou Diamantino Azevedo, lembrando que há que "preparar o país e a Sonangol para essa transição energética tendo em conta também que os seus parceiros hoje já estão bem inseridos nessa transição energética”.