Links de Acesso

José Pedro Sambú eleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau


 Palácio da Justiça, Bissau
Palácio da Justiça, Bissau

Actual presidente da Comissão Nacional de Eleiçõs tinha visto sua candidatura indeferida pela comissão eleitoral do Supremo, que foi, posteriormente, demitida pelo vice-presidente

O até agora presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, José Pedro Sambú, foi eleito nesta sexta-feira, 10, presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

José Pedro Sambú eleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau - 2:10
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:29 0:00

Ele foi o único candidato ao cargo, depois das desistências dos juízes conselheiros Osíris Francisco Pina Ferreira e Zuca Nancassa, que alegaram irregularidades no processo, nomeadamente a decisão do vice-presidente do órgão, Lima António André, de demitir a antiga comissão eleitoral criada para o efeito e que tinha indeferido a candidatura de José Pedro Sambú ao cargo, alegando que não preenchia os requisitos para a candidatura.

O novo presidente, que sucede ao falecido Saido Baldé, foi eleito com 8 votos, número igual dos votantes, entre 12 juízes conselheiros.

Em declarações aos jornalistas, Sambú disse que os os desafios são enormes.

"O vice-presidente iniciou reformas com reestruturações no Supremo Tribunal de Justiça e nós vamos continuar a nível do Tribunal de Relações, na primeira Instância, no Tribunal do Sector, vamos redimensioná-los, con vista a resolvermos, no entanto, problemas de aproximação entre a justiça e o povo", disse o novo presidente do STJ.

O órgão, recorde-se, esteve no centro do conflito jurídico e político que se seguir à eleição presidencial de 2019, da qual saiu vencedor Úmaro Sissoco Embaló, depois da CNE, liderada por Sambú, ter a declarado a sua vitória, embora o STJ não tenha decidido o último recurso de Domingos Simões Pereira, apoiado pelo PAIGC.

XS
SM
MD
LG