O músico e pesquisador angolano Jorge Henrique Mulumba ministra desde o passado mês de Agosto, aulas de instrumentos tradicionais, nomeadamente hungu, dikanza,mukindu, ngoma e puita, Centro Cultural do Rangel- NJinga MBande, em Luanda.
Quinze alunos, entre adolescentes e jovens, têm marcado presença aos fins de semana, no curso que visa resgatar a identidade cultural angolana, com base nas sonoridades musicais de raiz.
“O objetivo é fazer com que determinados aspetos da nossa cultura não se percam com o passar dos anos. A formação do homem novo é garante de um futuro enraizado nas nossas tradições”, aponta Mulumba, promotor dos cursos.
Aquele professor e investigador, que também produz instrumentos, tem participado em várias residências artísticas e formação, nomeadamente no Brasil e África do Sul.
Este país, ele participou numa investigação cultural no campo da pesquisa tradicional e africana, na Universidade Nelson Mandela, em Port Elizabeth.
Jorge Henrique Mulumba, que é líder do grupo "Nguami Maka" e do "Kituxi e seus Acompanhantes", canta, compõe e toca puíta, hungu, dikanza, ngoma, caixa, quissanje e outros instrumentos de matriz angolana.
Acompanhe a reportagem.
Fórum