O antigo vice-Presidente americano Joe Biden venceu as eleições primárias do Partido Democrata no Estado da Carolina do Sul neste sábado, 29, apontaram projeções dos principais jornais e emissoras dos Estados Unidos no final da noite.
Após sofrer derrotas nas três primeiras primárias, a vitória por ampla margem relança a campanha de Biden na disputa pela nomeação do Partido Democrata.
O resultado aproxima o antigo vice-Presidente do senador Bernie Sanders que está à frente na contagem dos delegados conquistados com vista à Convenção de Julho em quatro primárias.
Em cada primária, de acordo com o número da população, estão em disputa delegados à Convenção em que será escolhido o candidato democrata à eleição de 3 de Novembro.
No discurso de vitória, Joe Biden agradeceu aos eleitores.
"Obrigado, Carolina do Sul! A todos que foram derrubados, descartados ou deixados de fora, esta é a campanha de vocês", afirmou.
"Juntos, vamos vencer essas primárias e derrotar Donald Trump", completou.
Com a vitória, Biden tentará ganhar fôlego para a Super Terça-Feira, no próximo dia 3, quando, quando 14 estados — além do território da Samoa Americana e de votações no exterior — realizarão as primárias para eleger cerca de um terço dos delegados do Partido Democrata.
Após os primeiros resultados, o pré-candidato Tom Steyer, que ficou em terceiro lugar na Carolina do Sul, desistiu da corrida.