O actual ministro da Defesa de Angola é o cabeça-de-lista do MPLA nas eleições gerais previstas para Agosto e por inerência o candidato à Presidência da República, confirmou o presidente do partido no poder e da República José Eduardo dos Santos na abertura de mais uma reunião do Comité Central dos “camaradas”.
Como a VOA tinha avançado por ocasião da última reunião daquele órgão a 2 de Dezembro, o vice-presidente do MPLA foi o escolhido para liderar o partido nas eleições deste ano, depois de, em Agosto do ano passado, José Eduardo dos Santos ter anunciado que deixaria a política activa em 2018.
Como segundo homem da lista, também avançado pela VOA na altura, foi confirmado Bornito de Sousa, actual ministro da Administração do Território.
“Na sua reunião de 2 de Dezembro de 2016, no quadro da preparação do partido para participar nestas eleições, o Comité Central aprovou o candidato João Manuel Gonçalves Lourenço como cabeça de lista e candidato à Presidência da República. E o nome do camarada Bornito de Sousa como segundo da lista e vice-candidato à Presidente da República”, anunciou José Eduardo dos Santos na reunião de hoje que aprovou a lista completa dos candidatos às eleições.
Numa lista dos candidatos a deputados colocada a circular no início da runião de hoje, o nome do Presidente da República José Eduardo dos Santos aparecia como terceiro, enquanto a esposa, Ana Paula Cristóvão de Lemos dos Santos, surgia na 17ª. posição (ver foto).
Entretanto, fontes do partido e órãos públicos garantem que Santos não integra a lista de candidatos a deputados, confirmando assim o anúncio feito pelo Presidente de que deixaria a política activa em 2018.
Outros nomes constantes da lista são António Paulo Kassoma, actual secretário-geral do partido, (4), Luzia Van-Dúnem “Inga”(4), Roberto de Almeida (6), Ana Dias Lourenço, esposa de João Lourenço (10) e Fernando Dias dos Santos “Nandó” (12), entre outros.
Numa lista de 21 candidatos, há sete mulheres, o que representa um terço dos candidatos do MPLA pelo círculo de Luanda.
As eleições estão previstas para Agosto.