O presidente de Angola, João Lourenço, efectua a sua primeira visita de estado ao estrangeiro na África do Sul, com cerca de 10 ministros e uma delegação de empresários de várias áreas económicas, para o reforço das relações entre os dois países.
A visita seria de dois dias a partir desta quinta-feira, mas agora vai ser apenas nesta sexta-feira, 24 de Novembro.
Um comunicado da presidência sul-africana indica que a visita de João Lourenço foi afectada pela evolução da situação no Zimbabwe, relacionada com a resignação do presidente Robert Mugabe, do cargo que ocupava há 37 anos.
África do Sul e Angola cooperam nas áreas de comércio e investimento, energia, defesa e segurança, migração, desenvolvimento de infraestruturas, exploração de recursos minerais, turismo, artes e cultura.
Várias empresas sul-africanas operam em Angola em diversas áreas. Angola é um dos maiores parceiros comerciais da África do Sul em África.
No ano passado, as exportações sul-africanas para Angola atingiram 8.2 mil milhões de randes, cerca de 586 milhões de dólares norte-americanos.
No mesmo período, as exportações de Angola para África do Sul dominadas pelo petróleo atingiram 18 mil milhões de randes, cerca de 1.3 mil milhões de dólares norte-americanos.
Nas conversações, o presidente Jacob Zuma vai ser acompanhado por 11 ministros, entre os quais os da Defesa, Segurança, Recursos Minerais e Energia.