Links de Acesso

Japão promete mais de 20 mil milhões de dólares para o continente africano


Primeiro-ministro Shinzo Abe
Primeiro-ministro Shinzo Abe

O Japão prometeu, hoje, 28, investir mais de 20 mil milhões de dólares no continente africano, nos próximos três anos, para contribuir no desenvolvimento do continente.

Japão promete mais de 20 mil milhões de dólares para o continente africano
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:24 0:00

A promessa foi feita pelo primeiro ministro nipónico, Shinzo Abe, na abertura da sétima edição da cimeira de Tóquio para o Desenvolvimento de Africa (Ticad), que decorre em Yokohama.

Numa sessão marcada por discursos, o Secretário-geral das Nações Unidas, destacou o papel doTicad em Africa, um continente que, segundo frisou, está com boas perspectivas.

“Nos últimos três anos investimos em Africa cerca de 20 mil milhões de dólares. Eu faço esta promessa. O governo do Japão vai fazer todos os esforços para que o volume dos últimos anos seja superado” – disse Shinzo Abe.

Durante três dias, lideres africanos e o Japão vão renovar os compromissos e as metas para alavancar o desenvolvimento do continente.

O Secretário Geral da ONU, Antonio Guterres, elogiou a cooperação Japão- África e disse vislumbrar um continente mais próspero.

“Vejo África como um continente de oportunidades dinâmicas onde os ventos de esperança sopram cada vez mais fortes e o Ticad tem desempenhado um papel fundamental no foco sobre o diálogo em África” – disse António Guterres.

Numa cimeira que conta com mais de vinte Chefes de Estado e de governos africanos, Mocambique faz-se representar por uma delegação chefiada pelo ministro da economia e Finanças Adriano Maleia. Vários empresários nacionais fazem parte do grupo.

Apesar do TICAD ter um foco no sector público, nesta cimeira haverá uma sessão reservada ao empoderamento do sector privado e por isso, os empresários moçambicanos manifestam perspectativas de ver uma janela aberta para passarem a ser contemplados na cooperação entre o Japão e a Àfrica.

XS
SM
MD
LG