Links de Acesso

Israel e Hamas acordam troca de reféns por prisioneiros


Famílias de reféns israelitas pedem sua libertação em Telavive, 21 novembro 2023
Famílias de reféns israelitas pedem sua libertação em Telavive, 21 novembro 2023

Israel e o Hamas concordaram com um cessar-fogo de quatro dias e uma troca dos reféns sequestrados em Israel por prisioneiros palestinianos.

O gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, aprovou o acordo após uma reunião que durou quase toda a noite, na qual ele disse aos ministros reticentes que esta era uma "decisão difícil, mas é uma decisão certa".

Um porta-voz do Governo disse à AFP que, segundo o acordo, pelo menos 50 reféns israelitas e estrangeiros serão libertados – mulheres e crianças – em troca de uma “calmaria” de quatro dias nas operações militares.

Aumentam os ataques de colonos judeus contra palestinianos
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:14 0:00

O Hamas divulgou um comunicado saudando o "acordo humanitário", que disse resultará na libertação de 150 palestinianos das prisões israelitas..

A trégua oferece aos residentes de Gaza a perspetiva de uma pausa desesperadamente desejada, embora breve, após quase sete semanas de guerra total.

Colheita de azeitonas na Cisjordânia entre o fogo cruzado
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:32 0:00

Fontes do Hamas e da Jihad Islâmica, outro grupo radical, haviam dito anteriormente à AFP que a trégua incluiria um cessar-fogo completo no terreno e uma pausa nas operações aéreas israelitas sobre o sul de Gaza.

A aprovação do gabinete israelita foi um dos últimos obstáculos à entrada em vigor do acordo.

O Qatar ajudou a mediar as negociações.

C/AFP

Fórum

XS
SM
MD
LG