Mourad Laachraoui, o irmão de um dos envolvidos no ataque suicida no aeroporto de Bruxelas, ganhou medalha de ouro no campeonato europeu de taekwondo e agora vai representar a Bélgicanos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Najim, de 24 anos, irmão mais velho de Mourad, foi um dos dois suicidas que participou do ataque a bomba no aeroporto de Bruxelas, no dia 22 de Março. Os ataques, incluindo um outro realizado no metro da cidade, deixaram 32 pessoas mortas.
Mourad, com 21 anos, está entre a equipa da Bélgica de 185 atletas que devem participar dos Jogos do Rio, que começam dia 5 de Agosto, onde ele vai competir na categoria de até 58 quilos.
Na sexta-feira, 20 de Maio, Mourad conquistou medalha de ouro na categoria até 54 quilos em Montreux, na Suíça.
Em entrevista colectiva dois dias depois dos ataques, Mourad afirmou que o seu irmão era "legal", "inteligente" e não mostrava sinais de radicalismo antes de viajar para a Síria em 2013, quando também rompeu com qualquer contacto com a família.
Um combatente veterano na Síria e com treinamento em eletromecânica, Najim também é suspeito de ter fabricado os cintos explosivos usados nos ataques de Paris, que deixaram 130 mortos.
"É maluco, realmente, os mesmos pais, a mesma criação e um se torna muito bom e o outro realmente ruim", disse em março o advogado do atleta, Philippe Culot.
"Você não escolhe a sua família", afirmou Mourad.
Reuters