O suspeito de tiroteios que terão morto 22 pessoas, no Estado de Maine, é um instrutor de armas de fogo treinado por militares e recentemente internado num centro de saúde mental, diz o boletim da polícia estadual.
O número de vítimas veiculado pela imprensa não foi confirmado ainda pelas autoridades.
O boletim de inteligência policial, visto pela pela Associated Press, foi distribuído às autoridades na noite de quarta-feira, após o anúncio das mortes.
O boletim diz que o homem, Robert Card, foi treinado como instrutor de armas de fogo num centro de treinamento da Reserva do Exército dos EUA, no Maine.
O documento diz que Card foi internado num centro de saúde mental, por duas semanas, no verão de 2023. Não dá detalhes específicos sobre o seu tratamento ou condição.
O documento também afirma que Card disse ter ouvido vozes e ameaçou atirar, na base de treinamento militar, em Saco, Maine.
Card é procurado pela polícia como suspeito do tiroteio de quarta-feira.
A polícia de Lewiston confirmou no Facebook que Card era suspeito e deveria ser considerado armado e perigoso.
Os tiroteios, num local de jogos (bowling) e num bar, em Lewiston, na noite de quarta-feira, mergulharam no caos a segunda maior cidade do estado.
A polícia diz que mais de 50 pessoas foram feridas.
Apoio da Casa Branca
Um porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Maine pediu aos residentes que permanecessem nas suas casas com as portas trancadas.
A governadora Janet Mills divulgou um comunicado ecoando essas instruções. Ela disse que foi informada sobre a situação e permanecerá em contato próximo com autoridades de segurança pública.
O presidente Joe Biden falou por telefone com Mills e com os membros do Congresso do estado, oferecendo “total apoio federal após este ataque horrível”, diz um comunicado da Casa Branca.
As escolas locais serão fechadas na quinta-feira e as pessoas devem se abrigar ou procurar segurança, disse o superintendente Jake Langlais, acrescentando: “Fique perto dos seus entes queridos. Abrace-os."
Lewiston, cerca de 56 quilómetros a norte de Portland, emergiu como um importante centro de imigração africana para o Maine. A população somali, que chega a milhares, transformou a demografia da outrora esmagadoramente branca cidade fabril numa das mais diversificadas do norte da Nova Inglaterra.
Fórum