O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, o povo moçambicano foram reconhecidos, dia 25, pelo Instituto Africa-América pelo seu papel na edificação da paz e democracia, em cerimónia realizada no Museu de História Natural, em Nova Iorque.
A homenagem aconteceu na 65ª Gala do Instituto, à margem da participação de Nyusi na 73ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
"Gostaria de expressar a nossa gratidão por receber está distinção, que irá fortificar a nossa determinação de continuar a edificar um país melhor para todos, e os nossos esforços de promover a democracia, boa governação e transparência," disse Nyusi.
Parceria com a Harvard
Na ocasião, aquele Instituto rubricou uma parceria entre a Universidade de Harvard e Universidade Pedagógica para fortalecer os projectos já em curso em Moçambique.
"Em 1964, iniciamos a luta de libertação nacional; em 1975, o meu país tornou-se independente; é um enorme prazer estar aqui com o meu presidente e iniciar este projecto com a Universidade de Harvard," disse Jorge Ferrão, o Reitor da Universidade Pedagógica.
Entre outros, o acordo vai enriquecer o curriculum no ensino de rapariga e temas sobre afrodescendentes.