Agências de notícias e jornais americanos revelam que o Presidente Donald Trump pretende substituir o secretário de Estado Rex Tillerson pelo actual director da CIA, Mike Pompeo.
Fontes oficiais citadas Reuters e Associated Press e pelo jornal "New York Times" afirmam que a Casa Branca deve avançar com a medida dentro de semanas ou até meses.
Após a repercussão na imprensa, a Casa Branca disse que Tillerson continua no cargo.
"Como o Presidente acaba de dizer, 'Rex está aqui'. Não há mudanças na equipa neste momento. O secretário Tillerson continua a liderar o Departamento de Estado e todo o gabinete está focado em completar este primeiro ano, incrivelmente bem sucedido da administração Trump", disse em comunicado a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.
Pouco antes, ao receber no Salão Oval o príncipe Salman bin Hamad bin Isa Al Khalifa, do Bahrein, Trump foi questionado sobre as notícias da demissão iminente de Tillerson, mas limitou-se a responder que o chefe da diplomacia "está aqui" na Casa Branca.
De acordo com o New York Times, o chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly, já apresentou a transição, que deve ser realizada "nas próximas semanas".
Pompeo, por sua vez, seria substituído à frente da CIA pelo senador republicano Tom Cotton.
Tillerson entrou em desacordo com o Presidente dos Estados Unidos sobre questões como a situação da Coreia do Norte, o acordo nuclear com o Irão e os cortes previstos no Departamento de Estado.
Ele também tem sido muito criticado no seu Departamento e vários funcionários séniores têm ido para a reforma.
No mês passado, o secretário de Estado convocou a imprensa para reforçar o seu compromisso com o cargo e o Presidente e negar "boatos" de que considerou renunciar.