É uma situacao pouco comum, mas o Hospital Pediátrico da Lunda Sul não tem nenhum registo de óbito há um mês e mais de metade das camas estão vazias. O director do hospital atribui a eficiência ao atendimento médico, confirmada pelos pacientes.
O hospital pediátrico da Lunda Sul possui 40 camas, metade delas encontra-se sem ocupação de doentes.
O médico e director geral da unidade hospitalar Frederico Nascimento disse à VOA que este sucesso deve-se ao atendimento eficiente do pessoal de serviço.
"Sem duvidas que o atendimento aqui é eficiente", garantiu.
De acordo com o boletim de ocorrências, há quatro semanas que o hospital não regista mortes.
"Nós não temos muita mortalidade cá, há semanas que não registamos óbitos, pela eficiência dos técnicos, cumprindo a medicação e a recuperação dos pacientes que tem sido espectacular".
E este é um cenário que deixa o responsável hospitalar bastante satisfeito: "Eu gosto de ver assim as camas vazias, sou daqueles que ficam tristes quando o hospital está cheio, não me sinto bem, felizmente aqui a recuperação é boa, um ou outro paciente com uma pneumonia complicada que nos leva mais tempo, mas as camas estão vazias", regozija-se o director.
Frederico Nascimento assegurou que todos os dias a unidade atende até 150 doentes com um internamento diário na ordem de sete pacientes.
"Atendemos entre 100 e 150 pacientes por dia e internamos entre 7 e 10 doentes."
Algumas mães de pacientes do pediátrico de Saurimo ouvidas pela VOA atribuírem nota positiva ao atendimento médico e medicamentoso.