A comissão eleitoral do Zimbabwe apelou à calma no país, ao mesmo tempo que o exército e a polícia patrulhavam as ruas de Harare, a capital.
Muitas lojas e escritórios permaneciam encerrados hoje, 2 de Agosto, com as forças de segurança a patrulharem as ruas da capital onde, ontem, três pessoas foram mortas em confrontos com as autoridades.
Soldados estão colocados em frente à sede do partido ZANU PF que segundo os resultados oficiais das eleições obteve uma maioria esmagadora no parlamento onde ganhou mais de dois terços dos lugares.
Morreram duas pessoas, devido à violência pós-eleitoral em Harare, Zimbabwe
Os resultados finais ainda não foram anunciados e aguarda-se também pelos resultados das eleições presidenciais.
A Comissão Eleitoral do Zimbabwe apelou à calma dizendo que, de acordo com a lei, tem até Sábado para anunciar os resultados oficiais.
O comissário da comissão eleitoral, Qhubani Moyo recusou-se a dar um dia específico para a publicação dos resultados finais mas disse que “progressos significativos estão a ser dados”.
O Presidente Emmerson Mnangagwa disse que quer uma investigação independente aos confrontos de ontem acrescentando que quer resolver quaisquer diferendos pacificamente.