Links de Acesso

Guiné-Bissau: Activistas cívicos preocupados com a actuação policial 


Polícia reprime manifestação em Bissau
Polícia reprime manifestação em Bissau

Activistas guineenses dizem que muitos cidadãos foram espancados pela polícia em diferentes circunstâncias, tanto em Bissau, como no interior do país, o que é preocupante.

“Temos uma corporação policial obsoleta nos recursos e nos meios de actuação e reactiva (…) não actua preventivamente e é muito repressiva, sem nenhum mecanismo interno de prestação de contas e de responsabilização para evitar arbitrariedades e violação dos direitos humanos”, diz o vice-presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Bubacar Turé

Turé critica o mais recente caso de Cuntubo, no leste do país, em que a população foi espancada pelos agentes policiais, por ter feito a reza de Ramadã, numa sexta-feira.

Sana Canté, Presidente do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados, opina que a sociedade civil guineense deve ter uma consciência cívica sobre os seus poderes e direitos.

“É o povo quem mais ordena; é o povo o dono do poder. Portanto, quando tem esta consciência, quando percebe que os que exercem a autoridade policial, o fazem em seu nome, aí a consciência cívica é fundamental”, diz Canté.

Acompanhe:

Guiné-Bissau: Activistas cívicos preocupados com a actuação policial
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:35 0:00


XS
SM
MD
LG