As eleições legislativas antecipadasna Guiné-Bissau, inicialmente previstas para 18 de Dezembro podem ser adiadas para 23 de Abril.
A proposta da nova data deve ser apresentada em breve ao Presidente da República, segundo disse nesta segunda-feira, 17, o ministro da Administração Territorial.
Fernando Gomes revelou que a proposta saiu de uma reunião entre o Governo, partidos com assento e sem assento parlamentar, Gabinete Técnico de Apoio à Gestão Eleitoral (Gtape) e Comissão Nacional de Eleições e foi aprovada pela maioria dos presentes.
A opção por esse dia visa dar "margem de manobra" ao Governo.
"Portanto, agora compete a quem de direito pronunciar-se sobre isso. Não são os partidos políticos que decidem, não é o Governo que decide, mas o Presidente da República e claro esta proposta de data vai ser apresentada ao Presidente da República para decidir", concluiu Gomes.
Umaro Sissoco Embaló dissolveu o Parlamento em Maio e convocou eleições legislativas, depois de vários desentendimentos com o Parlamento.
Na semana passada, Governo e partidos políticos já tinham concluído não haver condições para a realização das eleições a 18 de Dezembro.
Fórum