Duzentos trabalhadores das minas de Diamantes “Somipa” em Clonda-Lunda Norte estão em greve, disse o secretário geral do sindicato geológico mineiro de Angola, (Segeoma) Carlos Neto.
A greve decretada pelos trabalhadores por tempo indeterminado, no passado Domingo, e resulta do caderno reivindicativo entregue no ano passado à entidade patronal.
representada pelo o Presidente do Conselho de Administração daquela empresa diamantífera, o Engenheiro Carlos Amaral
O secretario da comissão sindical, Alberto Daniel, suspenso pela direcção da Empresa, a par de sete outros trabalhadores despedidos, aponta o desrespeito das normas da lei geral do trabalho, os despedimentos anárquicos e o não cumprimento dos acordos estabelecidos com os trabalhadores sobre as condições de trabalho de entre outros pontos constantes do caderno reivindicativo.
O Presidente do Conselho de Administração “Projecto Mineiro do Somipa Calonda”nas vestes de entidade patronal, Eng, Carlos Amaral disse desconhecer do assunto mas que a empresa está aberto ao dialogo com os trabalhadores eventualmente em greve..
O Secretario geral do “Segeoma” Carlos Neto, disse que se a entidade patronal não atender o caderno reivindicativo três outras minas poderão entrar em greve em solidariedade sindical.