O Governo britânico quer retirar-se do projeto de gás na província moçambicana de Cabo Delgado, confirmou o diretor executivo da TotalEnergies, Patrick Pouyanne.
A notícia tinha sido avançada em primeira mão pelo diário britânico Financial Times.
Ao falar a jornalistas, nesta quarta-feira, 5, em Paris, Pouyanne confirmou que a Grã-Bretanha quer retirar-se do projeto apesar de se ter anteriormente comprometido com um investimento de entre 800 milhões e 1.000 milhões de dólares.
A agência governamental britânica UK Export Finance (UKEF) tinha acordado em 2020 fornecer empréstimos e garantias de empréstimos a bancos e companhias britânicas envolvidas no desenvolvimento do projeto.
O jornal citou uma fonte não identificada como tendo dito que o primeiro-ministro “está a tentar encontrar um meio para que isso (o investimento) não aconteça mas está preocupado em que possam ser levados a tribunal se não o fizerem”.
Organizações ambientais britânicas afirmam que, ao abrigo dos acordos de combate às mudanças climáticas, COP 26 ,esse projeto é agora ilegal perante os compromissos britânicos assumidos nesses acordos de reduzir o uso de combustíveis fósseis
Um pesadelo
Uma fonte oficial citada pelo Financial Times disse que “não são as preocupações ambientais que são o problema, é a situação volátil”, que descreveu de “um pesadelo”.
O diretor da TotalEnergies confirmou que a Grã-Bretanha está a verificar se tem o direito legal de abandonar o projeto, mas fez notar que o Governo britânico tinha já assinado um contrato nesse sentido.
“Estou à espera para ver como que nos explicam isso”, disse Pouyanne aos jornalistas.
Holanda também poderá retirar-se
Sabe-se também que a Agência de Crédito Holandesa está a reavaliar a situação “de direitos humanos e de violência” no terreno antes de se decidir sobre se vai re-emitir um seguro de crédito no valor de 1000 milhões de Euros.
O Financial Times disse por outro lado que no ano passado o Governo americano do Presidente Joe Biden se tinha recusado a renovar créditos de 4.700 milhões de dólares para o projeto de Cabo Delgado.
O presidente e diretor executivo da TotalEnergies disse ontem também que espera que a Administração Trump aprove “nas próximas semanas” créditos de 4.700 milhões de dólares para o projecto de gás liquefeito (LNG) no norte de Moçambique
Pouyanne afirmou esperar que a aprovação do empréstimo seja “restaurada” rapidamente pela Administração Trump.
Fórum