O líder da Casa-CE Abel Chivukuvuku apelou ao Governo angolano que autorize a realização de uma investigação independente aos acontecimentos do Monte Sumi no Huambo, para que de uma vez por todas se resolva este assunto.
Chivukuvuku, que falava à VOA, apontou o nome de algumas organizações nacionais independentes que possam fazer esta investigação e sugeriu que fosse o Governo a convidar os investigadores.
“Nós temos aqui em Angola organizações como a Associação Justiça Paz e Democracia (AJPD), a Open Society, Maka Angola,. que podem investigar o caso Kalupeteka e podem para além destas chamar a Human Rights Watch,, a Comissão das Nações Unidas para os Direitos Humanos”, disse acrescentando que esse aivnestigação é necessária “para todos saibam da verdade”.
“Isto se o governo não tiver nada a esconder porque se não aceita é porque quer esconder alguma coisa", acrescentou.
O presidente da Casa-CE pediu ainda que as instituições oficiais angolanas deixem de manipular factos sobre esta matéria.
"As instituições públicas de Angola são as maiores violadoras das leis, incluindo a própria Assembleia Nacional que viola as próprias leis que ela aprova, por isso neste caso Kalupeteka não devia surpreender ninguém que o Governo procure, sobretudo as entidades do Huambo, procurem escamotear os factos e até ajam de forma ilegal com subterfúgios para tentarem ganhar razão, mas a verdade vem sempre ao de cima", concluiu o líder daquele partido na oposição.