O Governo brasileiro promete intensificar o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes e para o efeito lança uma campanha nas vésperas do Carnaval.
Com o tema “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie”, o Executivo quer chamar a responsabilidade para todos.
Em entrevista ao programa radiofónico “A Voz do Brasil”, o secretário nacional de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente, Rodrigo Torres, afirma que a campanha está presente nas principais cidades brasileiras.
“Em todas as capitais e nas 15 cidades que são estratégicas porque têm grandes carnavais. E essa conscientização mostrando às pessoas que elas devem denunciar”, defendeu Torres.
Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, os registoos de violência sexual contra crianças e adolescentes brasileiros aumentam em média 20 por cento durante o Carnaval.
As denúncias devem ser realizadas por telefone (Disque 100) ou por um aplicativo gratuito para celulares, o Proteja Brasil, que traz endereços de Conselhos Tutelares espalhados pelo país.
Os dois serviços funcionam 24 horas por dia, também em finais de semana e feriados.
O conselheiro tutelar da cidade do Rio de Janeiro, Beto Moreira, explica como é feito o trabalho.
“A frente averigua a denúncia. Caso sendo verdade, procedendo essa denúncia, a gente aplica as medidas protetivas. Após isso, dependendo da gravidade da denúncia, a gente encaminha para o Ministério Público, que também faz a apuração, e toma as medidas subsequentes”, concluiu.
O carnaval termina na quarta-feira, 10.