Cerca de 250 mil pessoas enfrentam uma situação de insegurança alimentar severa no norte da província de Gaza, sul de Moçambique, provocada pela escassez de chuva.
A governadora provincial de Gaza, Stela Pinto Novo Zeca, disse estarem em curso acções visando minimizar a situação, que afecta praticamente todos os distritos da zona norte da província.
Aquela governante realçou que "a falta de chuvas é o factor que causa esta situação de insegurança alimentar na província de Gaza".
O apoio às vítimas da insegurança alimentar em Gaza, normalmente conta com o apoio de parceiros internacionais, que, entretanto, este ano, tiveram que virar as suas atenções para as zonas centro e norte de Moçambique, que foram afectadas pelos ciclones Idai e Kenneth.
Um dos distritos afectados pela insegurança alimentar é o de Chigubo, onde, de acordo com o respectivo administrador, Artur Macamo, as pessoas esgotaram as suas reservas alimentares, socorrendo-se de produtos que resistem à falta de chuvas, tais como melancia e abóbora.