Uma variante da gripe aviária que circula amplamente entre as aves - e que causou sintomas graves em alguns seres humanos - foi detectada, pela primeira vez, no gado leiteiro dos EUA, confirmaram as autoridades.
Esta deteção veio aumentar as preocupações de que um surto mundial de gripe aviária H5N1, que tem afetado, significativamente, a indústria avícola, possa evoluir para uma pandemia humana.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou na quarta-feira,5, que a gripe aviária detectada em bovinos no estado do Nevada, no sudoeste do país, era do genótipo D1.1.
Um genótipo diferente do vírus - B3.13 - já circulava amplamente entre as explorações de gado dos EUA desde o ano passado, com mais de 950 casos registados em 16 estados.
Várias pessoas que trabalhavam nas explorações foram infectadas com a estirpe B3.13 no ano passado, mas apresentaram apenas sintomas ligeiros.
A estirpe D1.1, por outro lado, tem sido associada a um pequeno número de casos humanos graves, incluindo a primeira vítima mortal da gripe aviária nos EUA, no início de janeiro.
Na altura, as autoridades sanitárias afirmaram que o paciente, de 65 anos, tinha problemas de saúde subjacentes e que os riscos gerais para o público continuavam a ser baixos.
O USDA afirmou no seu sítio Web que o genótipo D1.1 “representa o genótipo predominante nas rotas aéreas da América do Norte no último outono e inverno e foi identificado em aves selvagens, mamíferos e em aves domésticas”.
Entre os bovinos, ambas as estirpes do vírus produziram sintomas semelhantes, de acordo com um funcionário do Nevada entrevistado pela CBS News, incluindo “febre, redução do consumo de ração, redução da produção de leite e sinais respiratórios ligeiros”.
O número crescente de infecções em mamíferos tem alarmado os cientistas que receiam que a elevada circulação do vírus possa permitir a sua mutação em variantes mais perigosas.
Esses receios foram agravados pelos esforços do Presidente Donald Trump para reduzir rapidamente as despesas federais, com os especialistas a alertarem para o facto de as reduções de pessoal e de programas poderem ter impacto na monitorização da saúde pública.
O impacto da gripe aviária nas explorações avícolas levou ao abate maciço de bandos e a uma escassez de ovos em todo o país.
Fórum