Links de Acesso

Frelimo apela à "paz" e marca sessão extraordinária do Comité Central para fevereiro


Daniel Chapo, Frelimo
Daniel Chapo, Frelimo

O partido moçambicano Frelimo convocou a terceira sessão extraordinária do Comité Central, para o dia 14 de Fevereiro, na Escola Central da Frelimo, em Maputo. O partido afirmou ainda este sábado, 11, que "a paz é a maior conquista dos Moçambicanos".

A decisão foi tomada durante a sessão ordinária da Comissão Política do partido, que decorreu sexta-feira e este sábado, 11, em Maputo. A reunião foi presidida pelo líder do partido e Presidente da República cessante, Filipe Nyusi, de acordo com o comunicado a que a VOA teve acesso.

A agenda da sessão agora agendada ainda não foi divulgada. Filipe Nyusi termina brevemente o seu mandato, após 10 anos de liderança. A sessão extraordinária poderá servir para definir a liderança do partido, que governa Moçambique desde 1975, mas não existe confirmação oficial.

Num momento tumultuoso para Moçambique, onde manifestações decorrem desde as eleições de outubro, com quase 300 mortos registados, o partido no poder "reitera que a paz é a maior conquista dos Moçambicanos, pelo que, tudo devem fazer, independentemente da sua crença política, para continuar a consolidar a unidade nacional, o estado democrático e a construção de um Moçambique próspero para todos".

A Comissão Política da Frelimo apelou ainda "que se intensifiquem a todos os níveis" "as acções de vigilância de modo a prevenir qualquer tentativa de semear focos de instabilidade", pode lêr-se no comunicado.

"Esta é a hora de estarmos juntos e defender o nosso património individual e colectivo que Moçambique nos oferece", afirma a Frelimo.

Durante a sessão extraordinária, o partido confirmou a data da tomada de posse do presidente eleito, Daniel Chapo, a 15 de janeiro, e exortou "todos os moçambicanos a assumirem esta ocasião, como um momento de exaltação patriótica e do espírito de união, irmandade, paz e harmonia na grande Família moçambicana".

Na reunião que decorreu este sábado, a Comissão Política testemunhou também a assinatura do "termo de compromisso de honra" dos 171 deputados eleitos pela Frelimo nas eleições gerais de outubro, que vão tomar posse conjuntamente com os restantes deputados do partido, na próxima na segunda-feira.

A Frelimo "exorta os mandatários do Povo, na Magna Casa, a dedicarem todas as suas energias, na busca de soluções que respondam aos anseios dos moçambicanos".

No próximo dia 15 de janeiro é empossado como Presidente da República Daniel Chapo, o candidato do Frelimo nas eleições gerais de 9 de outubro. Chapo foi indicado em 2023 secretário-geral do partido.

Fórum

XS
SM
MD
LG