Links de Acesso

Fim de uma era: Pepe despede-se do futebol


Pepe, jogador de Portugal, um dos eleitos para o 11 ideal da UEFA, depois do Euro 2016
Pepe, jogador de Portugal, um dos eleitos para o 11 ideal da UEFA, depois do Euro 2016

O jogador luso-brasileiro Pepe anunciou nesta quinta-feira, 8, que abandona o futebol, no final de uma longa carreira e aos 41 anos de idade.

O anúncio foi feito num vídeo que ele colocou na rede social YouTube, em que, muito emocionado, mostra os troféus que conquistou ao longo de mais de duas décadas.

A decisão surge depois do defesa central ter participado no Euro2024 na Alemanha de ter visto o Futebol Clube do Porto, de Portugal, não renovar o contrato.

Pepe, brasileiro de naturalidade e português por nacionalização, disputou 895 jogos, no 141 dos quais pela seleção de Portugal e marcou 51 golos.
Natural de Maceió, Pepe, cujo nome de batismo é Képler Laveran Lima Ferreira, começou a jogar no Corinthians-AL e em 2001 foi contratado pelo Marítimo de Portugal.

Três anos depois, foi para o FC Porto, onde rapidamente se afirmou como um dos maiores defesas do campeonato português, e mais tarde foi contratado pelo Real Madrid, clube em que jogou por 10 anos.

De Madrid foi para o Besiktas, na Turquia, mas regressou há seis anos ao FC Portp, clube em que terminou a carreira.

Ele conquistou 29 títulos na carreira, entre os quais um Europeu em 2016, uma Liga das Nações, três Ligas dos Campeões, dois Mundiais de clubes, uma Supertaça Europeia e uma Taça Intercontinental, cinco Taças de Portugal, quatro Supertaças e uma Taça da Liga, também em Portugal, três campeonatos em Espanha, duas Taças do Rei e uma Supertaça Espanhola.

Fórum

XS
SM
MD
LG