O Presidente moçambicano enviou nesta terça-feira, 17, uma carta ao líder da Renamo a solicitar a indicação de nomes para a criação de uma Comissão Mista ou Conjunta com vista à retomada do diálogo entre as duas partes.
Afonso Dhlakama respondeu que enviará os nomes na quinta-feira, 19.
No ofício enviado ao Gabinete do líder da Renamo e a que a VOA teve acesso, Filipe Nyusi diz que a Comissão Mista ou Conjunta terá como principal missão a preparação dos pontos para o diálogo ao mais alto nível, harmonizando os procedimentos e termos de referência.
Pouco tempo depois de ter recebido a carta, o presidente da Renamo Afonso Dhlakama disse à estação televisiva STV que dentro de dois dias vai indicar os nomes que representarão o seu partido na comissão.
“Quero tranquilizar a todos que daqui a dois dias vou anunciar os nomes dos três membros da Renamo que vai negociar a agenda com o grupo do Jacinto Veloso”, disse Dhlakama, confirmando a recepção da carta de Nyusi.
O líder da Renamo adiantou que a discussão da equipa de mediadores acontecerá depois da definição da agenda do diálogo entre ele e o Presidente Filipe Nyusi.