Links de Acesso

Filipe Nyusi confirma reunião da "troika" da SADC sobre Cabo Delgado na próxima semana


Filipe Nyusi, Presidente moçambicano
Filipe Nyusi, Presidente moçambicano

Na abertura da reunião do Comité Central da Frelimo, o Presidente moçambicano reiterou que não recusou apoios

O Presidente moçambicano confirmou a realização de uma reunião da troika dos Chefes de Estado da Comunudade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) sobre a situação em Cabo Delgado na próxima semana, sem no entanto revelar o dia.

Na abertura de uma reunião do Comité Central da Frelimo, partido no poder, neste sábado, 22, na Matola, arredores de Maputo, Filipe Nyusi voltou a afirmar o que disse em Paris na segunda-feira, “ninguém se deve considerar imune ou capaz de combater o terrorismo sozinho”.

“Contrariamente àqueles que dizem que nós não estamos a aceitar a ajuda, anuncio a realização, na próxima semana, da cimeira da SADC, cujo ponto único será o combate ao terrorismo”, afirmou o Presidente moçambicano, quem sublinhou que "precisamos e queremos apoios, mas não queremos nos apartar da situação”.

Ao abordar a situação no centro do país, onde a autoproclamada Junta Militar da Renamo tem realizado ataques esporádicos, Nyusi voltou a acusar o grupo de Mariano Nhongo de desestabilizar o país e apelou à integração dos seus homens ao processo de desmobilização.

"Reiteramos o nosso apelo aos compatriotas que insistem na violência armada como modo de vida a abandonar esses actos e à liderança da Renamo a continuar a persuadir os seus membros a aderir ao Desarmamento, Desmobilização e Reintegração [DDR] sem manobras nem pré-condições", afirmou.

No campo económico, o Presidente reconheceu que o país foi bastante afectado pela crise sanitária provocada pela Covid-19, mas destacou o avanço de projectos como a construção de estradas, de barragens, entre outras infra-estruturas.

Na reunião de hoje e amanhã, os 191 membros presentes na reunião do Comité Central analisarão osrelatórios de órgãos internos sobre eleições de 2018 e 2019, o plano e orçamento do partido e informações sobre o Plano Quinquenal do Governo e o Plano Económico e Social de 2021.

Recorde-se que a troika da SADC vai analisar a proposta de um comité de peritos da organização que propos o envio de uma força militar da organização com cerca de três mil homens e equipamento de combate.

Observadores têm alertado que o Presidente Nyusi está relutante em aceitar a presença de uma força regional, preferindo negociar apoios de países, a nível individual, e empresas.

XS
SM
MD
LG