Vários cidadãos em idade eleitoral nos municípios do Luquembo e Kambundi-Katembo, na província angolana de Malanje, não tem acesso ao registo devido ao difícil acesso por estradas.
A denúncia foi feita pelo secretário provincial da Unita, Mardanês Agostinho Calunga, nesta segunda-feira, 20, no termo de uma visitapelas comunas de Quimbango e Kapunda, municípios de Luquembo e Kitapa, e comuna de Cambundi-Catembo, na região songo.
“O administrador municipal de Luquembo confirmou-nos que cerca de 12 mil cidadãos em idade eleitoral ainda não se registaram e estamos a ver o período de registo a acabar”, referiu Calunga, lembrando que como a actualização não é presencial, as unidades registadoras recolhem os cartões de identificação eleitoral através das autoridades tradicionais.
O secretário da UNITA, que lançou a pré-campanha eleitoral naquela região, disse ter ficado comovido com “um menino que aparentava ter oito ou nove anos, quando lhe foi dirigida uma pergunta se ele estudava que classe, o menino respondeu: nós aqui somos analfabetos porque não temos nenhuma escola”.