Links de Acesso

Fala África: “Foi a primeira vez que eu fiz o papel de Sarastro” na ópera A Flauta Mágica, Gláucio Ngaca


Gláucio Ngaca durante apresentação da ópera "A Flauta Mágica" de Mozart, na Alemanha. Junho 2022
Gláucio Ngaca durante apresentação da ópera "A Flauta Mágica" de Mozart, na Alemanha. Junho 2022

Em Entrevista ao “Fala África, o cantor, autor e compositor, Gláucio Ngaca, comentou o projeto “Ópera Ngola”, o livro de músicas “Semba” e a sua experiência na Alemanha durante o verão europeu, onde participou de vários concertos e fez o papel de Sarastro na ópera “A Flauta Mágica,” de Mozart.

Ópera Ngola

O autor e compositor contou como estão os seus esforços para dar vida à ópera "Ngola, que vai retratar a história de quatro tribos de Angola, e como elas se comunicavam antes da chegada dos portugueses".

“O projeto continua vivo e muito bem. Gláucio dorme e acorda pensando nisso e em todos os contactos musicais que eu tenho eu tento falar com as pessoas sobre isso. Há aquela recepção calorosa. As pessoas ficam, 'Wow! Que projeto maravilhoso!' Todo mundo está disposto a ajudar.”

Gláucio revelou que já falou com o libretista e diretor musical Jorge Balsa. Ele agora está à procura de apoio financeiro e quer criar uma comissão para trabalhar no projeto “Ngola.” “Sozinho fica muito difícil”, explicou.

Fala Africa, Ópera Ngola: “Gláucio dorme e acorda pensando nisso,” Gláucio Ngaca
please wait

No media source currently available

0:00 0:09:22 0:00

Semba

Sobre o livro “Semba,” uma compilação de várias músicas do estilo semba transcritas para piano e percussão (reco-reco e batuques), o autor explicou que foi muito difícil fazer uma seleção dos sembas mais icónicos.

Ele revelou que a primeira música do livro é “Ressurreição,” de Elias dia Kimuezo e que o livro também terá músicas de sua própria autoria, como “Tchina,” que em fyote quer dizer “Dança”.

“Posteriormente este projeto vai ser apresentado com cordas (violino, viola, violoncelo e o baixo), mas primeiramente vamos levar na forma mais simples possível, que é uma redução de piano acústico, que se calhar pode ser uma boa forma do mundo inteiro conhecer o Semba”, contou.

Experiência na Alemanha

No início do ano, Gláucio foi à Alemanha e fez vários testes para diferentes trabalhos. A viagem foi um sucesso porque o cantor foi selecionado para participar na ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart, para fazer os papéis de Sarastro, antagonista da Rainha da Noite, e Sprecher, orador do Templo, uma produção de LOSW. As apresentações começaram em Veimar, Alemanha, no dia 27 de junho e terminaram no dia 24 de julho.

“Foi uma experiência incrível. Foi a primeira vez que eu fiz o papel de Sarastro”, disse.

Após o término das apresentações em Veimar, Gláucio foi convidado para participar de concertos em Hanôver, Gotinga e Burgdorf. A maioria das músicas foram cantadas em alemão.

Sobre a dificuldade de cantar em alemão, para um público alemão, o cantor revelou que dá um frio na barriga, mas explicou que “é uma questão de disciplina, dedicação, e a gente consegue sempre”.
Gláucio Ngaca é formado em Canto pelo Trinity College de Londres e em Teoria musical/composição pela mesma instituição. Algumas das composições de Gláucio Ngaca para coro, que estão escritas em fyote, língua materna, foram cantadas pelo Coral Jazz da Universidade HMTM de Hanôver.

XS
SM
MD
LG