Os militantes da facção da FNLA de Ngola Kabango no Uíge invadiram o comité provincial da ala de Lucas Ngonda, tendo retirado os principais símbolos daquela organização do local.
Os militantes foram também acusados de roubarem diversos bens daquela sede.
O secretário provincial da ala de seguidores de Ngola Kabango, Pinto Luvamba disse que os militantes tiraram a bandeira do partido, afirmando que “não pode haver duas bandeiras da FNLA no Uíge”.
A acção teria sido tomada com o conhecimento das autoridades provínciais, disse Luvamba.
“Antes enviamos uma carta directamente ao Governador e ao comando da Policia para darmos a conhecer que não se tratava de uma acção que perturbaria a segurança pública, mas que se tratava de um assunto interno do partido contra aqueles que se opõem à vontade dos outros”, referiu.
Para o secretário provincial da ala de Lucas Ngonda, Joaquim Afonso, a unidade no seio do partido da FNLA não é assunto para ser resolvido apenas na província.
“Isto é falta de compreensão das pessoas pois este problema da união é de âmbito nacional, não é o Uíge que tem que restabelecer a união”, afirmou Afonso.
O secretário da FNLA acusou os invasores de terem sabotado os seus bens pessoais e roubado vários outros haveres. Ele disse estar a ser alvo de perseguição por parte dos seguidores de Ngola Kabango no Uíge.
Segundo o responsável já foi feita uma comparticipação à Policia.