Começou hoje em Cabo Verde o exercício Saharan Express 2015, que envolve militares de Cabo Verde, Estados Unidos, Espanha, Portugal, França, Turquia, Marrocos, Senegal e Mauritânia.
Os meios aéreos e navais dos países participantes irão proceder à vigilância das zonas económicas de Cabo Verde e dos países da sub-região.
O exercício, que engloba meios aéreos e navais dos países participantes, consistirá na patrulha da zona económica exclusiva cabo-verdiana e de países vizinhos, tendo em vista o combate à pirataria marítima, luta contra a droga e outros crimes organizados.
O ministro cabo-verdiano da Defesa Nacional destacou a pertinência do exercício Saharan Express 2015, já que, segundo Rui Semedo, Cabo Verde como um país que possui largo território marítimo e neste caso sujeito a situações que perigam a sua segurança, deve contar com o apoio de parceiros internacionais.
O embaixador americano na Praia, Donald Heflim enalteceu a cooperação bilateral e multilateral em matéria de defesa e segurança com Cabo Verde, país que, segundo o diplomata, vem dando grandes passos em matéria de governação e consolidação da democracia.
Neste particular, Donald Heflim manifesta o empenho dos Estados Unidos em continuar a apoiar o arquipélago nas áreas da defesa e segurança.
O exercício Saharan Express 2015, cujo pontapé de saída foi dado hoje, decorrerá até ao dia 27 do corrente.