O Governo dos Estados Unidos impuseram sanções a mais de 30 pessoas e embarcações pelo seu papel na venda e transporte de produtos petrolíferos iranianos, como parte da "frota paralela" de Teerão, disse o Departamento do Tesouro.
Em nota, aquele departamento diz que as sanções têm como alvo os corretores de petróleo nos Emirados Árabes Unidos (EAU) e em Hong Kong, os operadores e gestores de petroleiros na Índia e na China, o responsável da Companhia Nacional de Petróleo Iraniana do Irão e a Companhia Iraniana de Terminais de Petróleo.
A mesma fonte afirma que esses navios transportam dezenas de milhões de barris de crude avaliados em centenas de milhões de dólares.
"O Irão continua a depender de uma rede obscura de navios, transportadores e corretores para facilitar as suas vendas de petróleo e financiar as suas actividades desestabilizadoras", afirmou o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
As sanções têm como alvo setores-chave da economia iraniana e visam impedir fundos para os programas nuclear e de mísseis do Irão.
A medida proíbe geralmente qualquer indivíduo ou entidade dos EUA de fazer negócios com os alvos e congela quaisquer bens detidos no país.
Fórum