Os governos dos Estados Unidos e de Cuba retomam as conversações bilaterais, em Washington, no próximo dia 21 com o restabelecimento das relações diplomáticas na agenda.
As delegações serão chefiadas por Roberta Jacobson, secretária de Estado Adjunta americana para o Hemisfério Ocidental e Josefina Vidal, directora-geral para os Estados Unidos, do Governo cubano.
Em comunicado, apesar de não ter avançado com muitos detalhes, o Departamento de Estado americano diz que “uma embaixada em Havana permitirá aos Estados Unidos promover de maneira mais eficaz os nossos interesses e valores e aumentar o nosso compromisso com o povo cubano”.
No próximo dia 29 de Maio, o Governo americano vai retirar Cuba da lista dos países patrocinadores de terrorismo, facto considerado um ponto de viragem nas relações entre Washington e Havana.
Recorde-se que a 17 de Dezembro os presidentes Barack Obama e Raúl Castro surpreenderam o mundo ao anunciar o início de um processo para o restabelecimento dos laços diplomáticos, suspensos desde 1961.
Obama e Castro encontraram-se em Abril passado no Panamá, naquele que foi o primeiro encontro entre presidentes dos dois países nos últimos 50 anos.