O presidente dos Estados Unidos Barack Obama chegou hoje ao Vietnam para uma visita que visa fortalecer as relações entre os dois países.
Durante a sua estadia de três dias no Vietname Obama vai reunir-se com líderes governamentais e do Partido Comunista.
A visita surge 41 anos depois do fim da guerra do Vietnam em que dezenas de milhar de soldados americanos e também dezenas de milhar vietnamitas.
A visita culmina uma reviravolta nas relações entre os dois países que se iniciou com a normalização das relações entre os dois países durante a presidência de Bill Clinton que foi o primeiro presidente americano a visitar o país desde o fim da guerra.
A administração Obama vê agora o Vietnam como um país essencial na sua anunciada “viragem para a Asia” que visa tornar este continente na prioridade da política externa americana.
O Vietnam, bem como outros países da região, quer por seu turno fortalecer as suas relações com Washington devido a crescentes apreensões sobre as ambições da China na região, disse Murray Hiebert do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais sediado em Washington.
Segunda-feira de manhã o presidente Obama vai reunir-se com o presidente Vietnamita, o primeiro ministro e com o secretário geral do Partido Comunista Nguyen Phu Trong que visitou Washington em Julho.