Links de Acesso

Estados Unidos estacionam militares do Djibuti para caso de evacuação de americanos do Sudão


Secretário de Defesa dos Estados Unidos Lloyd Austin
Secretário de Defesa dos Estados Unidos Lloyd Austin

Os Estados Unidos começaram a colocar militares no Djibuti para ajudar a evacuar o pessoal da Embaixada americana em Cartum, no sudão, se necessário, enquanto aumentam de intensidade os confrontos entre o exército e paramilitares, dirigidos por dois generais rivais.

O Comando dos EUA na África (Africom) está a acompanhar a situação no Sudão e de acordo com uma nota realizando "planejamento prudente para várias contingências", de acordo com um comunicado do Departamento de Defesa.

Sudão, sexto dia de lutas, reduzidas esperanças de cessar-fogo
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:29 0:00

"Por uma questão de política e segurança, não especulamos sobre possíveis operações futuras", acrescentou a mesma fonte.

Pelo menos 330 pessoas já morreram e cerca de 3.200 outras ficaram feridas desde o início dos combates a 15 de abril, segundo a Organização Mundial da Saúde.

As implicações do conflito no Sudão
please wait

No media source currently available

0:00 0:09:27 0:00

Washington pediu aos dois grupos que "renunciem à violência e retornem às negociações", acrescentando que os dois principais generais do país "são responsáveis por garantir a protecção de civis e não combatentes".

A luta entre o exército e o RSF eclodiu no sábado, após meses de crescente tensão sobre o futuro político do país e os planos de integrar o RSF ao exército nacional.

Fórum

XS
SM
MD
LG