Links de Acesso

Estados Unidos atribuem a Júlia Wachave Prémio Mulher de Coragem 2024


JULIA WACHAVE
JULIA WACHAVE

A moçambicana Júlia Wachave recebeu esta quinta-feira, 28 março, o Prémio Mulher de Coragem da Embaixada dos E.U.A. de 2024, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver para proteger e advogar pelos direitos das mulheres e das raparigas em Cabo Delgado.

Como líder da Associação para a Protecção das Mulheres e Meninas, “Júlia Wachave esteve na vanguarda da prestação de assistência às mulheres deslocadas internamente nos distritos do norte de Cabo Delgado”, lê-se num comunicado da embaixada americana.

Cabo Delgado é alvo de uma insurgência movida por um grupo associado ao Estado Islâmico, desde 2017, que deslocou cerca de um milhão de pessoas e matou milhares.

No ato de entrega do prémio, o embaixador dos Estados Unidos Peter Vrooman destacou o trabalho de Júlia Wachave, afirmando que "corajosamente, ela superou sérias ameaças à sua vida (...) promovendo e protegendo os direitos humanos das centenas de milhares de mulheres e raparigas de Cabo Delgado”.

Para Vrooman, a dedicação de Júlia Wachave “ajudou a criar um futuro mais seguro e esperançoso para algumas das populações mais vulneráveis do mundo."

“Antes de mais, partilhar este prémio com a minha mãe, aqui presente. Estou a trabalhar em Cabo Delgado há mais de 14 anos, e durante estes anos temos acompanhado realidades duras”, Wachave ao aceitar a distinção.

Ela, que há mais de 20 anos é defensora dos direitos humanos, disse que “toda mulher que vem ao mundo vem para realizar os seus sonhos com os seus direitos. Então não podemos tirar o sonho de uma mulher!”

Escapando do Pesadelo de Cabo Delgado
please wait

No media source currently available

0:00 0:20:31 0:00

Fórum

XS
SM
MD
LG