Os Estados Unidos estão a reforçar a cooperação com Cabo Verde na área da segurança. Os dois países assinaram um novo pacote de ajuda financeira americana ao arquipélago, no valor de dois milhões de dólares.
A ajuda dos Estados Unidos inclui equipamentos de tecnologias e informação destinados à Policia Judiciária e Unidade de informação Financeira, bem como para as Polícias Militar e Marítima e a Guarda Costeira.
O Governo americano demonstra o firme propósito em ajudar o Executivo cabo-verdiano no reforço da segurança, realça o embaixador Donald Heflin.
Para o ministro da Justiça, José Carlos Correia, o apoio norte-americano reveste-se de grande importância, já que a luta contra a lavagem de capitais e o narcotráfico exigem acções concertadas e esforços de todos.
Apesar da complexidade dessa missão, Cabo Verde tem dado passos positivos na luta contra lavagem de capitais e narcotráfico.
Prova disso diz o ministro da Justiça, "são as apreensões de drogas e avultados bens dos traficantes que foram revertidos a favor do Estado".
Correia destaca que este trabalho foi realizado com o pronto apoio dos parceiros internacionais, "por isso Cabo Verde espera continuar a contar com a ajuda dos Estados Unidos da América".
No quadro do reforço da cooperação, o embaixador americano esteve recentemente nos Estados Unidos a promover Cabo Verde, com o objectivo de tentar atrair empresários a investirem no arquipélago.
Apesar de não ter conseguido contactos directos com possíveis investidores, Donald Heflin diz ter identificado algumas áreas de cooperação.