Links de Acesso

Esperança média de vida: Angola e Moçambique entre os piores do mundo


Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), publicado hoje, 15, reporta que a esperança média dos países mais pobres do mundo está a aumentar.

Da lista de países que cresceram, Angola e Moçambique estão entre os que menos cresceram, sendo comparados a países como a República Centro Africana

O aumento corresponde a uma média de mais nove anos nas últimas duas décadas que se deve, segundo a OMS, à melhoria dos cuidados de saúde infantis.

No topo da lista dos países pobres que registaram um aumento está a Libéria, com um crescimento de mais 20 anos, passando de 42 para 62 anos, seguida pela Etiópia (45 para 64), Maldivas (58 para 77), Timor-Leste (50 para 66) e Ruanda (48 para 65).

A directora geral da OMS, Margaret Chan, justifica o aumento da esperança média de vida neste países com a diminuição de mortes das crianças antes do 5º aniversário.

Por outro lado, no fim da lista estão Angola e Moçambique com uma esperança média de vida inferior a 55 anos. Em Angola as mulheres vivem em média até aos 53 anos e os homens até aos 50 anos. Em Moçambique os homens vivem em média até aos 51 e as mulheres até aos 53 anos.

Angola e Moçambique são, no relatório da Organização Mundial de Saúde, comparados a países como a República Centro Africana, República Democrática do Congo, Chade, Nigéria, Serra Leoa, Lesoto e Costa do Marfim. A Guiné-Bissau junta-se igualmente à lista dos países com uma esperança média de 55 anos, onde as pessoas vivem até aos 48 anos.
XS
SM
MD
LG