O ano de 2016 em Cabo Verde será marcado pela realização de eleições legislativas, locais e presidenciais.
As primeiras acontecem a 20 de Março e nelas os cabo-verdianos vão escolher os deputados da nação e o novo Governo depois de três mandatos consecutivos do PAICV.
As eleições autárquicas devem acontecer em Setembro, enquanto o Presidente da República será eleito no último trimestre.
Jorge Carlos Fonseca estará certamente na corrida à reeleição para o segundo e ultimo mandato, mas ainda desconhecem-se os seus oponentes.
Analistas admitem que o actual primeiro-ministro, em fim de mandato, José Maria Neves, poderá entrar na disputa.
Espera-se que em 2016 sejam criadas condições efectivas para a retoma económica, já que o país precisa aumentar a taxa de crescimento.
Neste momento Cabo Verde cresce apenas 1,5 por cento, uma média considerada muito fraca.
No próximo ano, está previsto o arranque das obras para a construção do grande empreendimento turístico no ilhéu de Santa Maria, na cidade da Praia, um investimento do empresário chinês David Show.
Outro projecto de grande envergadura na capital do país é o World Trade Center, uma iniciativa de empresários angolanos e avaliada em 300 milhões de euros.
Arranque da Televisão digital terrestre é outro projecto a ter início, já em Fevereiro.
A candidatura da Morna a património mundial será apresentada na Unesco no decorrer de 2016.
Em termos desportivos, o campeão do mundo de lançamento de dardo Márcio Fernandes participará nos jogos paralímpicos Rio-2016, bem como outros atletas do país vão marcar presença na cidade brasileira.
A Selecção Nacional de futebol retoma a participação nas eliminatórias para o CAN-2017.
Ainda em 2016, Cabo Verde acolhe os jogos da CPLP, competição para jovens de 17 anos de diferentes modalidades desportivas.