Democratas no Nevada querem evitar dificuldades das primárias do Iowa
Eleitores do estado do Nevada votam neste sábado, 22 de fevereiro, no seu candidato preferido na corrida à nomeação Presidencial do partido Democrata, que espera conquistar a eleição Presidencial de Novembro frente ao Presidente republicano Donald Trump.
As primárias do Nevada são a terceira eleição para os candidatos presidenciais democratas que buscam a nomeação do seu partido, depois das primárias de Iowa, no coração dos EUA, e de New Hampshire, na parte nordeste do país.
Ao contrário do Iowa e de New Hampshire, que são estados com uma população maioritariamente branca, o Nevada é um estado muito mais diversificado, onde cerca de metade da população é branca, quase 30% é hispânica, 10% afro-americana e 10% asiática.
O senador Bernie Sanders é apontado como o favorito a ganhar o voto dos democratas do Nevada e as sondagens apontam Joe Biden, Mike Bloomberg e Elizabeth Warren empatados com 14% dos votos, enquanto Pete Buttiegieg tem uma preferência de 13% e Amy Klobuchar aparece com 7%.
Os membros do partido Democrata no Nevada esperam evitar o processo calamitoso de votação usado no Iowa, que usou uma aplicação com defeitos e que acabou por produzir resultados não fiáveis.
No Nevada, os democratas abandonaram os planos na semana passada de usar a mesma aplicação usada no Iowa a favor de uma "calculadora de caucus" pré-carregada em iPads. A calculadora ajudará os membros do partido a tabular os resultados dos eleitores nos distritos e nas votações antecipadas.