Angola pode estar com falta de divisas mas aparentemente há dinheiro para comprar um avião executivo.
Um despacho presidencial autoriza a compra de um avião Bombardier Global 6000 por 62 milhões e 500 mil dólares.
O despacho diz que há “a necessidade de se adquirir uma aeronave” desse tipo, mas não indica que utilização vai ser dada ao avião.
A compra vai ser feita à empresa ME Aviation limited que na internet diz ser uma companhia que se especializa no aluguer e venda de aviões.
O Bombardier 6000 é considerado um dos melhores aviões do segmento de luxo com a capacidade de voar 12 horas sem parar, permitindo assim viagens transatlânticas sem qualquer escala. O aparelho pode assim voar directamente por exemplo entre Moscovo e Los Angeles.
O avião transporta em condições descritas como confortáveis oito passageiros e dois membros da tripulação. O avião pode ser configurado para permitir a passageiros dormirem em camas.
Pode ser reconfigurado para transportar até 12 ou mesmo 19 passageiros e dois membros da tripulação e viaja a uma velocidade de cruzeiro de 900 quilómetros por hora, com um alcance de 11 mil e 400 quilómetros.
O avião aparece em diversos sites com um preço de 60 milhões de dólares por unidade. Abaixo portanto dos 62 milhões e 500 mil autorizados pelo presidente.
O Bombardier Global 6000 pode ser comprado em segunda mão por entre 50 e 55 milhões de dólares.
Quem vai usar o avião? Isso ninguém sabe.