O condutor de uma carrinha de caixa aberta que as autoridades disseram “querer provocar umna carnificina” acelerou entre uma multidão de peões no movimentado bairro French Quarter de Nova Orleães, matando 10 pessoas e ferindo 35 num ato que está a ser investigado como um ataque terrorista de Ano Novo .
A policia federal, FBI, disse ter sido encontrado um explosivo improvisado no local.
O atacante foi morto no local após um tiroteio com agentes da polícia, disseram fontes policiais.
O ataque ocorreu por volta das 3h15 da manhaã de quarta-feira ao longo da avenida Bourbon Street, conhecida mundialmente como um dos maiores destinos para festas de Ano Novo, e com multidões na cidade a aumentarem em antecipação ao jogo dos playoffs de futebol americano universitário do Sugar Bowl, no vizinho Superdome, ainda hoje.
A comissária da polícia local Anne Kirkpatrick disse que o condutor “estava determinado a criar uma carnificina e os danos que causou”, acrescentando ter sido “ um comportamento muito intencional”.
“Este homem estava a tentar atropelar o máximo de pessoas que podia”, disse Kirkpatrick.
Alethea Duncan, agente especial assistente responsável pelo escritório de campo do FBI em Nova Orleãs, disse que as autoridades estavam a investigar a descoberta de pelo menos um dispositivo explosivo improvisado no local.
O condutor foi encontrado morto no local
O departamento de preparação para emergências da cidade, disse que os feridos foram levados para cinco hospitais locais. Um polícia estava entre os feridos.
A Casa Branca disse que o presidente Joe Biden foi informado dos detalahes do ataque
Fórum